domingo, 17 de junho de 2018

COINCIDÊNCIAS…DISSIDENTES!

                                                      









Domingo findo, o que dele fica é o olhar do observador atento à paisagem circundante. Hoje entrou-nos abertamente em casa e na rua onde moramos o acento forte do contraste. De um lado, a irrespirável intoxicação esférica que sai dos rectângulos verdes e toma conta dos ecrãs televisivos. Do outro, as labaredas gritantes que devoraram vidas: 66 - contam as folhas impressas deste domingo. Desde logo, o contraste entre o áudio-visual e a imprensa escrita.

17 de Junho 2017-2018 – a coincidência. A asfixia da bola – a dissidência.
Na euforia estupefaciente da bola, alteiam-se os televisores até ao limite estelar, com o estardalhar pirotécnico das praças russas, repercutidas em tudo quento é nesga de Portugal. Acrescentem-se-lhe as piruetas e os delírios infanto-maníacos de um moço abusivamente pintado de verde-branco, enchendo palcos, puxando saliva da língua dos comentadores, entretendo plateias, numa requentada comédia de enfados que já nem conseguem divertir-nos.
Que estranha sensibilidade a nossa, que se deixa prender pelo efémero, pelo ridículo, pelos ‘idiotas-úteis’ e, em repugnante contraste, passa ao largo da tragédia que vitimou corpos e almas, gente como nós?!
Não se trata de apagar com lágrimas de hoje o fogo devorador de há um ano. Trata-se, isso sim, de construir mentalidades, adoptar critérios de valor e estabelecer prioridades no pensamento e na acção. Para ajudar a clarificar os contornos mais incisivos da contradição de valores, reflicto em três quesitos fundamentais:
Qual a diferença de orçamentos entre os faraónicos privilégios da bola mundial no que concerne a Portugal  e os prejuízos de pessoas e bens de Pedrógão Grande?...
Quanto dão por um par de chuteiras? E quanto custa uma vida, quanto pesam dezenas de vítimas tragicamente ceifadas?...
Quanto aos efeitos - directos, indirectos, colaterais – ponhamos na balança de julgamento e notemos os que mais pesam no tempo e no espaço: se os da vitória/derrota no mundial, se os do sucesso/prejuízo  do 17 de Junho de 2017?...
         Na resposta a estas três questões fundamentais reside a escala de valores que nos faz observar e avaliar, primeiramente, a estratégia dos órgãos informativos que nos batem à porta e, na mesma linha, medir a sensibilidade dos portugueses perante os acontecimentos ocorridos ou comemorados neste domingo. Aí revelar-se-ão evidentes, comprometedoras e motivadoras  as “coincidências…dissidentes”  da vida de uma aldeia ou de um país.

17.Jun.18
Martins Júnior                                                                                                                                                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário