quarta-feira, 11 de julho de 2018

DAS GRUTAS TAILANDESAS ÀS LEVADAS MADEIRENSES


                                                   

Embarcados já na jangada livre que dá pelo nome da britânica silly season, instintivamente desligamo-nos das árduas tarefas do quotidiano exame judicativo dos factos circundantes. No entanto, não podemos passar ao largo daquela labiríntica gruta tailandesa sem lhe deixar nas paredes pré-históricas alguns traços da sinalética  humana que a todos nos toca.
O primeiro toque a entrar no meu subconsciente é a homenagem que intimamente sinto crescer dentro de mim por todos aqueles e aquelas – professores, educadores, animadores sociais – que ganham  coragem para acompanhar grupos de jovens e crianças em digressões lúdico-culturais por esse país fora. Quem já passou por aí, sabe a soma de fadigas, preocupações e até sobressaltos supervenientes, alguns de todo inimagináveis na programação cuidadosamente elaborada. Se não fora um mandato interior de quase-missão e amor à causa dos mais jovens, dir-se-ia uma insensata falta de bom gosto e bom senso sacrificar um merecido tempo de férias  em troca da constante vigilância, supervisão e atendimento a cada caso, isto é, a cada elemento do grupo. Daí, a minha homenagem.
O segundo aviso (válido para todos os percursos e todas circunstâncias da vida) é o cálculo do risco. Sem querer entrar em terreno tão perigoso como o das cavernas de Chiang Rai,   não estarei fora da linha do horizonte  lógico se disser que em grande parte dos casos, é o aventureirismo “que comanda as vidas”, os trilhos, as caminhadas, como mês-por-mês se tem registado nas levadas da Madeira. Percursos sinuosos e abissais estão proficientemente assinalados e, no entanto, os ‘estranjas’, muitos deles na terceira idade, atiram-se “de olhos fechados” para as funduras mais inóspitas. E assim como a mítica Tailândia ficou negativamente marcada nos mapas turísticos, assim a Madeira sai enlameada destes episódios fatídicos ao longo das levadas. Culpam-se os governos, as autarquias, os organismos oficiais, quando afinal o que faz e fez falta é o cálculo do risco. Por isso que. aliada à homenagem descrita no parágrafo anterior, recomenda-se aos guias-professores um rigoroso estudo do meio e do risco para o bom sucesso das excursões pedestres.
Um terceiro e não menos importante sinalizador encontrei-o num artigo da imprensa local, que insolentemente pretendia provar  a existência de Deus por ter salvo os 11 adolescentes e o respectivo treinador. Classifiquei de insolente a pretensão. Direi mesmo blasfema e lesa-divindade !... a não ser que me respondam a este dilema: Deus existe, porque estes se salvaram. E Deus, onde é que Ele estava e onde é que Ele existe quando deixou morrer um heróico e experiente mergulhador, já aposentado,  que se voluntariou  para ajudar o grupo?...Seguindo a mesma lógica, esta morte provaria a inexistência de Deus. Não se chame nem se invoque em vão o Seu nome É esta mentalidade atávica que origina psicoses doentias e provoca o retrocesso civilizacional nos povos.
Quem operou a salvação dos jovens foi o Ser Humano, o seu  inquebrável denodo, a sua generosidade,  o amor à Vida – à sua e à dos jovens. E, no mesmo plano, o “milagre” da tecnologia, fruto da inteligência e do trabalho do Homem. É essa a maior glória do Criador: a autonomia da sua criatura!
Se é o Homem que faz o perigo, é ao próprio Homem que compete eliminá-lo.

11.Jul.18
Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário