domingo, 9 de setembro de 2018

UMA ANIVERSARIANTE COM MAIS DE DOIS MIL ANOS


                                                          

Enquanto escrevo, entram-me pela janela os acordes esfusiantes dos jovens rodopiando na sala de visitas da sua terra matriz. É Festa, desde o dia de ontem. Festa estrutural e mobilizadora. E porque sei de muitos que seguiram atentamente a abertura do palco da festa através do último texto, eis-me agora a confirmar por este meio que foi o Povo quem ocupou a centralidade executiva, estrutural do acontecimento, desde os contributos financeiros, não tabelados, mas espontâneos, até ao núcleo programático  fundamental.
Esclareço que se trata de uma efeméride alusiva a Maria de Nazaré, sob o signo de ‘Senhora do Amparo’, diferenciando-se, por isso, das festas tendencialmente profano-pagãs em que a espiritualidade fica à espera da segunda-feira. Neste preciso alinhamento, constituiu um momento alto, quando,  alternamente,  um homem e uma mulher se levantaram do seu lugar para ler e comentar na tribuna os dois textos litúrgicos, o primeiro de Isaías e o segundo de Tiago, ambos adaptados à realidade sócio-cultural desta comunidade.  Que beleza e  que originalidade reveladas na interpretação da Escritura, por parte de cristãos-de-base! Por não ser académica ou estereotipada, a interpretação é mais transparente e ganha mais autenticidade e vigor.
A tuna jovem e os diversos grupos representativos das zonas demarcadas da comunidade descreveram em coreografia, canto e verso, todos originais, os capítulos mais impressivos da história da Ribeira Seca, “Povo de diamante/Brilhante/Nas montanhas de basalto e de ternura”! Houve ainda espaço para os chamados “conjuntos electrónicos”, mas os protagonistas foram, já por tradição, os habitantes do lugar.  
Enfim, cumpriu-se o 8 de Setembro –  aniversário convencional da Natividade de Maria de Nazaré – e, com Ela, encheu-se de luz solidária a paisagem humana de quem aqui vive. Parabéns ao Povo!

09.Set.18
Martins Júnior                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário