segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ROMAGEM DA GRATIDÃO


                                                             

Nas “oitavas” dos oitenta, sou eu que hoje bato à porta de todos quantos cercaram o  denominado “chão sagrado” do adro da Ribeira Seca e aí desenharam um coração de luz e som que se alargou por todo o extenso vale da freguesia.
Bato à  porta para lhes dizer que a festa foi sua, cabendo-me apenas o ensejo e o pretexto da sua realização. E nisto vai a minha enorme gratidão.
Bato à porta do Grupos Folclóricos do Caniçal, com a pujança e o brilho da terra onde o sol nasce primeiro. Do Grupo Folclórico de Machico, portador da genuína tradição da primeira capitania da Madeira. Do Grupo Folclórico de Água de Pena, com o viço e a frescura de uma Fénix renascida. E do Grupo Folclórico do Porto da Cruz, com sabor telúrico à ecologia e ao vinho novo da festa do povo. A sua participação, a título gracioso, jamais será esquecida.
Bato à porta dos deputados presentes, sem distinção de partidos. Dos representantes autárquicos, Assembleia Municipal, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia de Machico, Caniçal e Água de Pena. A sua presença, para além da protocolar oficialidade, brilhou acima de tudo pela mensagem de fraternidade sem fronteiras.
Bato à porta do amigo de gema, Padre José Luís Rodrigues, hasteio firme da luta solidária, agradecendo-lhe o poema que teve a gentileza de  dedicar-me  e que foi declamado durante a liturgia de Acção de Graças. Incluo neste abraço o Padre Agostinho César Jardim Moreira, do Porto; do Padre Manuel Armando Marques, de Aveiro; do inquebrável Padre Tavares Figueira e de outros tantos amigos que não cabem neste exíguo espaço.
Bato à porta dos artistas presentes na festa que mantiveram e enriqueceram a alegria do povo: os convidados do programa “Musicas do Arco da Velha” e seu  apresentador Rogério Capelo ; dos cordofones "Braguinhas da Ribeira Seca" , na pessoa do prof. Nuno Mendonça; do grupo de jovens locais e a surpresa final do já familiar Ruben Aguiar. Junto, ainda, a partilha logística dos “Amigos da Música” e da firma “Soledes”. Nesta “tribuna” de preciosa colaboração pragmática, ficam gravados os nomes dos paroquianos que decoraram todo o recinto das festas e a dinâmica feminina encarregada de prover à preparação e ao serviço das mesas.
Bato, comovido, à porta e ao coração de duas mulheres, .Paula Franco e Irene Catanho, pela surpreendente imaginação criativa que revelaram na concepção e realização da colectânea de pensamentos dispersos no meu ‘blog’ e a que deram o sugestivo título “LEGADO”. Trabalho aturado e minucioso, esse de pesquisa e selecção, que muito aprecio e mais agradeço, bem como o prefácio do conterrâneo e amigo Prof. José Eduardo Franco e o posfácio do Prof. Nélio Martins. Dentro do mesmo corpo e do mesmo espírito do “LEGADO”, guardo, como num relicário guarda-jóias, os testemunhos do Prof. Pe. Anselmo Borges, Frei Bento Domingues, Prof’s Teresa Nascimento, Raquel Varela, Bernardo Martins.
Finalmente, bato à porta do Grupo Coral, na pessoa do seu distinto Maestro e compositor  Nélio Martins, primeiro pela criação e harmonização da canção original que me dedicou e, no mesmo plano, pela cativante interpretação que lhe foi dada pelo Coral de Machico.
   A quantas mais portas terei de bater, nestas “oitavas” dos oitenta? A tantas e a todas as que, de longe e de perto, estiveram dentro do coração desenhado, a luz e som, no adro da Ribeira Seca. Todas as horas do dia e todos os dias da semana não chegarão para esta minha romagem de gratidão, sobretudo para dizer que o lucro maior de uma homenagem consiste na certeza de que a sua mensagem chegue a todos e em todos permaneça: a força da Vida no círculo do Amor!

19.Nov.18
Martins Júnior
     

Sem comentários:

Enviar um comentário