terça-feira, 15 de janeiro de 2019

QUAL É A COR DO TEU ALVORECER?


                                                                  

Em Janeiro de 2019, todas as alvoradas se juntam numa apoteose de cores. É o mês de todos os alvoreceres. Se subires ao mais alto miradouro do planeta, logo verás a explosão polícroma do fogo aos borbotões lavrando os vales e as colinas, os abismos mais profundos e as mais longínquas planuras. Parece que não é de alvorecer a paisagem, mais parece de alvoroço. Aqui, acolá, mais além – por tudo quanto é mundo – tudo fervilha e sobressalta, ora melopeia cantante, ora tumulto ululante.
É no seio pacato da natureza, é no silêncio do laboratório de investigação, é nas escolas, nos hospitais. na rua, nas praças públicas, nos parlamentos, nas sedes partidárias, nos campos de guerra. Por onde passa a mão humana, há um toque mágico de metamorfose anunciada. Até naquele estádio supranatural, no habitat do espírito, dito de outra forma, até no horto íntimo da instituição Igreja. Parece que tudo ficou fechado num estranho recanto do outro mundo para abrir-se misteriosamente na ribalta dos 600 anos da nossa história insular.
Mas todo o alvorecer tem a sua cor. Ele é de ouro para os pioneiros da investigação, conquistadores da ciência que salva. Ele é de prata para todos aqueles que sobem os silenciosos socalcos do estudo, do trabalho, do esforço quando depois alcançam a almejada meta. Ele é roxo macerado na arena do quotidiano onde a dignidade humana é espezinhada e triturada até que se transforme em sangue de vitória pelos direitos e deveres em pé de igualdade para todos.  Mas o alvorecer é de preto na abertura oficial do ano judicial, no ódio surdo das sedes partidárias onde a ganância de poder e dinheiro fabrica facas longas para exterminar irmãos da mesma família e assentar-se nas mesmas poltronas. Em França, o alvorecer é amarelo, cabeça, coletes, tronco e membros, abalando corpos e cidades.  É-o também em Londres, com um Brexit desestabilizador de nações e continentes. Mais negro, ainda, é o amanhecer para milhares, foragidos de guerra e presos depois nos espinhaços de arame farpado.
Qual é a cor do teu alvorecer?...  Do meu, do nosso?...
Porque é a alma que dá cor à paisagem do alvor. A ideia, o sonho, a meta. Será sombrio e malsão o amanhecer, se mesquinhas, peçonhentas forem as motivações do habitante da madrugada.. E será rubro, aureolado o teu alvorecer, se transparentes e magnânimos forem os teus olhos ao saudar a manhã, o dia, o ano que se te oferecem como dádiva amorosa.
  No mar convulso das motivações que por toda a parte pululam, logo ao alvoroçado romper de 2019, à minha (à nossa) mão eu peço que me ajude (que nos ajude) a pintar de luz e juventude estes velhinhos 600 anos – no Ano Novo do trabalho, da escola, da ruas, da Política e até da Igreja. Na Ilha, em Portugal, na Europa. Até onde alcançar a nossa vista!

15.Jan.19
Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário