domingo, 3 de novembro de 2019

A TERRA É TODA BELA, TODA BOA E TODA SAGRADA!


                                                

 Não importa quem o disse. O caso é que  está dito:
“O mundo, este Planeta, é  como um grau de areia na imensidade do universo. É como uma gota de orvalho caído de madrugada. Mas é belo. É são. Digno de ser amado. E nunca odiado. Só o simples facto de existir merece o nosso enamoramento. E a nossa dedicação. Porque há um espírito etéreo, quase divino, que percorre todas as coisas e penetra-as até ao mais íntimo. Amar a terra, Amar a vida» – eis o que é preciso! É por isso que no ser humano, dotado de liberdade e poder de opção, torna-se necessário corrigir os desvios e fazê-lo regressar à pureza original para que foi criado”
         Que mais falta para erigir este parágrafo como o monumento à natureza, o mais expressivo panegírico à ecologia, ao ambiente?... Belo discurso, em defesa da Vida e do Amor! Transformar todos os códigos de conduta sobre a natureza e toda a ética ambiental  num poema de afecto ao Planeta e a tudo quanto nele habita! Daqui poderiam extrair-se as mais audaciosas pistas legais em defesa da Terra. Todas as cimeiras e todos os tratados contra as alterações climáticas, contra o aquecimento global cabem neste parágrafo, de tão actual e oportuno se apresenta. Imperativo e urgente.
         O que falta esclarecer é a dúvida formulada no início deste arrazoado: Quem o fez? Quem o escreveu?
         E aí reside o efeito-surpresa mais acutilante e mais impressivo: o texto tem milhares de anos. É desconhecido o seu autor formal. O que sabe é que vem no “Livro”, o da Sabedoria, capítulo 11, versículos 12-22. E se é desconhecido o seu autor formal, traz implícito o seu Autor material. Quem lançou ao papiro essas palavras fê-lo como se fosse a própria Divindade a assumi-las em discurso directo e ao vivo. É Ele, o Criador, que fala abertamente sobre o seu espírito que penetra todas as criaturas. E anula sem rodeios as superstições, as águas-bentas, todos os simulacros com que “o povo néscio se engana”.  Toda a água é benta e abençoada, desde que seja boa. Toda a natureza está imbuída do sagrado. “O que há é pouca gente que dê por isso”, bem poderia repeti-lo Fernando Pessoa.    
         Vale a pena reler o “Livro” da Sabedoria, que constituiu o texto litúrgico oficial deste fim-de-semana. Dá saúde ao corpo e ao espírito. Preenche a vida inteira. E regenera toda a Terra!

         03.Out.19
         Martins Júnior
        

1 comentário:

  1. Que brisa e que tónico suave de abençoar a terra, o mar, as aves e todas as criaturas maravilhosas, criadas à luz do espírito divino. Este texto, deveríamos tê-lo bem presente todas as manhãs de cada novo dia. Aliás, quem teve a oportunidade de assistir à eucaristia deste ultimo domingo, na Ribeira Seca, foi efusivamente brindado e servido com a força espiritual deste eloquente texto. Caros amigos, é reconfortante, educativo e inspirador meditar sobre as interpretações do Pe. Martins sobre as leituras dos textos bíblicos, autênticos ensinamentos para toda vida.
    "É ao domingo, quando sai da igreja, que tudo começa, esteja onde estiver" Arcebispo Paris Mgr. Vint-Trois. Que pensamento tão atual como a mensagem do texto acima referido do Livro da Sabedoria.

    ResponderEliminar