terça-feira, 11 de junho de 2019

O DESEMBARQUE – FALA DA TERRA VIRGEM


                                                       

Era por Ti que eu esperava…

Ainda Vulcano escorria a lava
Donde saí
E assim fiquei aqui
Virgem do desejo arfante
Na ânsia de ser Mãe

Foi quando Tu chegaste Povo atlante
Zargo-Tristão Titã
Espuma e seiva da manhã
Fendendo as salsas fúrias de Neptuno
Abrindo o seio azul da ilha por achar

Velas prenhes de sal e mar
Quilhas da “São Lourenço”
Entrai
Delas farei lençóis da minha cama
E alcovas esponsais, sonhos de cio e incenso
Entre néctares de Baco e Vénus-auriflama

De ti, Povo Luso
Germe ardente e fecundo
Espero semear as naus do futuro
E dar novos mundos ao Mundo

É por ti que aqui jazo
No silêncio de milénios
Porque não tem ocaso
Esta ânsia de ser Mãe
Mária e Mátria de Aquém e Além

Já não serei ilha nem estância
Serei porto da Distância
Onde se abraçam hemisférios
E mais que Verde Madeira dos Amores
A minha pele terá todas as cores
E será meu nome
Rainha e Serva de todos os impérios

11.Jun.19
Martins Júnior



Sem comentários:

Enviar um comentário