segunda-feira, 17 de junho de 2019

O MILAGRE DOS SÍMBOLOS


                                                   

Uma folha A4.
Um pingo de tinta na ponta do aparo.
E três minutos de aconchego à velha mesa da escrivaninha.
Tanto bastou para deitar abaixo muros surdos da vergonha, juntar em delta rios dispersos e transformar em oásis perto as areias secas de mais de quatro décadas de  ínvias encruzilhadas.
                                                                      

Hoje por hoje, este é o milagre dos símbolos. Não é hora da hidrometria nem de analisar as águas e as algas dos rios longe. Não é dia  para classificar os pedregulhos e os entulhos que engrossaram os muros. Nem também será tempo de contar milhares, milhões e biliões do tic-tac  do cronómetro quase semi-centenar que ficou para trás.
Outros dias virão de contabilidade e análise. Hoje por hoje,  basta-nos atravessar a ponte entre-rios e ficar aí em vigilante contemplação, saboreando a síntese da vida e  projectando o novo ritmo da marcha do futuro!
Porque não são as instituições que fazem os homens. São os homens que fazem as instituições!

17.Jun.19
Martins Júnior   

4 comentários:

  1. Muito bem dito Sr. Padre Martins. Assim é que é o julgamento não nos cabe a nós. Louvo a sua atitude e a sua coragem em defesa da sua dignidade.

    ResponderEliminar
  2. Dignidade e sabedoria na sua atitude e nas suas palavras.Grande abraço e um grande obrigada pela postura tida.

    ResponderEliminar
  3. O padre José Luís Rodrigues considera que o caso Martins Júnior foi “a maior vergonha da Igreja da Madeira, que ao que parece a teimosia, a inabilidade, o deixa andar e a incompetência, tiveram necessidade de atravessar mais de 40 anos”.
    ... ...
    Os três bispos, figuras imprescindíveis da vergonha, os bispos Francisco Santana, Teodoro de Faria e António Carrilho. Eis o tripé religioso onde se apoiou a luta do fazedor do regime do homem só na «casa das angústias», Alberto João Jardim. Este derrotado, que nesta hora deve estar a dar voltas ao juízo, até ver se fala ainda grosso com os antistes amigos do passado”.
    -- https://funchalnoticias.net/2019/06/17/martins-junior-um-vencedor-d-nuno-bras-um-bispo-que-nao-age-sob-prisao-de-interesses-politicos-e-d-francisco-santana-d-teodoro-e-d-antonio-derrotados-escreve-o-padre-jose-luis-rodr/?fbclid=IwAR3caJ5yXFcg1D1mP2U4D_YEgK22mhMEMmsakqMwJG2LmWEpFiAMZuCij1c --

    ResponderEliminar
  4. Dignidade, integridade,frontalidade, combatividade, coragem, perseverança são alguns dos atributos que observei, ao longo de mais de 50 anos, de vida exemplar do Sr Padre Martins Júnior, dedicada às causas do nosso Povo.
    Mas se "não é hora da hidrometria, nem de analisar as águas e as algas dos rios longe", espera-se que essa hora chegue - brevemente.
    E claro, a AJJ, Carlos Azeredo, Teodoro Faria e vários outros destacados membros da católica confraria cabe-lhes confessar os 'pecados' cometidos contra o Sr Padre Martins Júnior. Alto e bom som, exclamem publicamente " Mea culpa!.
    Espera-se ainda que os poderes da RAM e da Republica se associem em homenagens e distinções ao grande português da Madeira - o Sr Padre Martins Júnior. Festa, festa do Povo!...
    Bem haja!

    ResponderEliminar