sexta-feira, 27 de setembro de 2019

100 ANOS DE SONORA LIBERDADE !


                                        

 Irresistível, porque encantatório e libertador!
Após ter evocado no texto anterior os 100 anos do fascismo, soprou do firmamento da história uma onda azul que a todos nos envolveu e como que nos purificou do secular breu fascista. Aconteceu ali mesmo à beira-mar da cidade e, como que para ironia dos tempos, num local de outrora, denominado “Cais do Carvão”. Ali, num toque de magia, descarbonizou-se simbolicamente a grande noite do fascismo.
Porquê?
Comemoravam-se 100 anos da mítica colectividade que firmou a sua chancela na historiografia musical da Madeira, sob a designação de ORFEÃO  MADEIRENSE. Por isso lhe chamo Irresistível, Encantatório, Libertador a este dia memorável!
 São frágeis as palavras – e, por isso, parcas também serão – para desentranhar as emoções deste momento que perpetua um século de ritmos, baladas, árias, barcarolas, alleluias, marchas triunfais e melancólicas elegias. Quantas centenas, milhares, talvez milhões de vozes brancas, sopranos angelicais, timbrados barítonos e cavos ‘baixos’ profundos encheram a cidade e a ilha, fruto do labor intenso, inquebrável de homens e mulheres cujos nomes a memória do tempo esqueceu mas que ficaram gravados em caracteres de ouro nas divas aras de Orfeu! A todos os ouvi e ‘adorei’ dentro daquele velho ‘coliseu’ a-céu-aberto. Desde o seu fundador, o eminente musicólogo e intérprete Dr. Passos Freitas, até aos vários maestros dos quais recordo mais de perto o meu professor Pe. Dr. Rufino Silva e o colega e amigo Victor Costa.
Sensibilizou-me a interpelação da mais antiga orfeonista, ainda no activo, quando me perguntou: “Então, vem matar saudades do seu tempo?”… Lembrava-me ela a época (já lá vão algumas décadas) em que prestei a minha modesta colaboração como director artístico do Orfeão Madeirense e daquele inolvidável espectáculo de Fim-de-Ano na lagoa dos jardins públicos da antiga Quinta Vigia.
   E o “Cais do Carvão”!... Como eu o conheci, há cerca de 70 anos, o nosso local de passeio semanal, os muros em ruínas, a maquinaria da velha fábrica - ainda lá estão alguns vestígios – o mesmo mar ao lado galgando as mesma pedras do ‘calhau’…
Belíssima iniciativa do Orfeão em convidar o Grupo Coral de Machico e o Grupo Coral da Ponta do Sol para “damas de honor” do seu centenário.
E de tudo quanto vimos e ouvimos – outras são as vozes e outros os reportórios – o que fica é a grande lição da história: Valeu a pena! Talvez atravessar o “Cabo Bojador”, vencer baixios e nortadas, aguardar enseadas estratégicas… mas nunca desistir! Cada um de nós e cada geração somos um episódio na grande novela do Tempo!
Parabéns ao ORFEÃO MADEIRENSE!
Os vossos 100 anos de sonora liberdade contribuíram também para apagar o rasto de 100 anos de desafinada e desatinada escuridão.

27.Set.19
Martins Júnior


Sem comentários:

Enviar um comentário