domingo, 15 de setembro de 2019

EM TERRAS DO PORTO SANTO: O EPISÓDIO QUE SOMOS!


                                                               

              De há muito que me acompanha esta invisível pitonisa a bater e rebater-me no subconsciente latente activo: “Por mais que faças e sonhes, a tua vida não é mais que um episódio breve na grande ‘novela’ da história”.
         E se, de uma parte, ela nos espeta o ferrete da desilusão, também, por outra parte, ela nos pacifica e redime, porque nos faz “cair na real”, fazendo-nos olhar com estoicismo e redobrado prazer a trajectória dos nossos passos na areia.
         Avesso que sou a escancarar as portas do quotidiano particular, tipo strip-tease instragram, tão ao mórbido gosto do rebanho cibernético, vou abrir uma excepção para provar em três cenários a veracidade daquela pitonisa. Tudo é um episódio, até a nossa própria vida.
Aconteceu entre 13 e 15 de Setembro.
Convidado para presidir a um casamento na ilha do Porto Santo, aceitei com duplicado júbilo. E porquê? Porque nos jovens  nubentes, à minha frente , eu “via” um outro casal também jovem outrora –  hoje, sexagenário, marcado pelas rugas do tempo. Este casal, fui eu que presidi ao seu enlace matrimonial, já lá vão quatro décadas. E aí, ciciava a pitonisa aos meus ouvidos: “Estás a ver? O episódio de outrora, voltou a repetir-se quarenta anos depois, com novas roupagens e novos ritmos.       Mais tarde, a carruagem do tempo percorrerá mais quatro estações, apagar-se-ão os episódios anteriores e os holofotes do palco reabrir-se-ão para ‘representar-se’ novo episódio com novos descendentes, filhos, netos, bisnetos, a todos simulando um perfeito e único episódio, porque dos anteriores já ninguém ter-se-á lembrado”.
A abrilhantar o cenário – e este é o segundo episódio – esteve a “Tuna de  câmara de Machico (TCM) fundada na Ribeira Seca em 1983. Nos instrumentos-cordofones  que estes jovens dedilhavam, eu sentia o pulsar de dezenas, centenas de outras mãos extraindo dos bandolins, bandolas, bandoloncelos, guitarras e baixos, idênticas sonoridades. Foram pais e mães, vizinhos de há mais de 30 anos que ‘pegaram’ nos mesmos instrumentos e construíram então o seu episódio. Fechou-se, porém, o seu tempo porque a vida assim exigiu. Surgiram novos instrumentistas, os jovens e adolescentes, que hoje constroem o seu episódio em diversos concertos que realizam, entre os quais, a festa do novo casal. Para quem acompanhou todos estes percursos, nem é preciso que lhe tragam a pitonisa de Delfos para concluir que cada um de nós, por mais esplendorosa e especiosa que seja a sua vida, não será mais que um episódio de valor acrescentado ao incomensurável enredo do Tempo.
Como cereja em  cima do bolo, surgiu na grande festa o  gracioso - antigo, mas sempre novo -  Grupo de Folclore do Porto Santo. que remonta a 1963, altura em que à vida pastoral aliei a vivência cultural da ilha, criando no lugar de “Campo de Baixo” o dito grupo que levou aos residentes e a milhares de turistas visitantes as memórias da ilha em danças e cantares típicos da “sede territorial do capitão donatário Bartolomeu Perestrelo”. Gostei de ver e ouvir a beleza contagiante das velhas melopeias da ilha. Mas foi tanto o gosto como o ‘desgosto’, termo com que designo a nostalgia dos tempos de há mais de 50 anos. É que no elenco do Grupo não vi nenhum dos rostos tisnados do sol de há meio século. Todos já nos deixaram. Ficaram os filhos, netos e bisnetos. À mágoa de os não ver associei a gloriosa génese do agrupamento, recordando o episódio que eles e elas e eu, então, vivemos. Hoje, são estes jovens garbosos  e estas doces raparigas que escrevem o “seu” próprio episódio, acrescentando mais uma página aos centenares Anais da Ilha do Porto Santo, sabendo desde já que outros mais tarde deixarão outra página definidora de novos episódios de memória futura.
Com saudade, mas sem saudosismos inúteis, vivamos intensamente o nosso Episódio, com energia, “alma, coração e vida”. É a nossa única, irrepetível oportunidade. Mesmo que os destinatários e usufrutuários do nosso empenhamento não nos reconheçam e, em vez de aplausos, nos atirem pedras, sintamos até à medula que nunca mais voltaremos cá. Nem haverá Plano B para a concretização plena do nosso Episódio. E se nós não o fizermos, ninguém fá-lo-á por nós. Como cantam os jovens da nossa TCM e seja qual a nossa idade, soltemos todos os dias o novo e nosso grito do Ipiranga: “Esta é a Nossa Hora”!
Obrigado, Porto Santo, por esta redescoberta da nossa História pessoal e colectiva.
13-15.Set.19
Martins Júnior
             

2 comentários:

  1. Imaginar o pulsar interior desta viagem feito pelo autor desta narrativa é, realmente, mergulhar no que de mais belo e profundo tem as gentes do Porto Santo. Parabéns Pe. Martins por nos avivar a memória desses tempos tão difíceis e pelo legado espiritual e cultural que construiu e deixou bem vincada na personalidade lutadora do povo destas Ilhas, a primeira.

    ResponderEliminar
  2. ...MILHO VERDE.... MILHO VERDE DE FOLHA ESTREITA.....

    ResponderEliminar