domingo, 13 de outubro de 2019

UM GENERAL, UM MILAGREIRO, UM OPOTUNISTA E UM DEUS JUSTICEIRO – E UMA ARMA CHAMADA LEPRA



Drama histórico em três Actos – Esboço
Em plena apoteose de romarias peregrinantes e milhares de pavios de cera ateando o incêndio da fé, trocada pelo tilintar pesado de brilhantes moedas, trago este simples mas tremendo guião para futuros realizadores de um filme improvável, porque impossível de vê-lo e ouvi-lo.
I ACTO
GENERAL
         Chefe de Estado-Maior do Exército. Poderoso, estimado pelo rei e pela grei. Mas leproso, sem hipótese de cura no seu país. Aconselham-no a procurar alguém no estrangeiro. Relutante embora, aceita e sai com uma imponente  comitiva. Leva consigo 350  Kg de prata, 68 Kg de ouro e, segundo o protocolo da época, 10 túnicas de festa. Tudo isto para oferecer a quem o curasse da lepra assassina. Bate à porta do Milagreira e clama para dentro:
Aqui estou, aqui me apresento, enviado pelo rei do meu país.
O MILAGREIRO
Não sai de casa, apenas dirige-se ao ajudante:
 Vai lá fora e diz a esse general o seguinte: “O meu senhor manda o senhor general tomar banho ao rio. Dê sete mergulhos e ele garante que ficará curado.
O GENERAL
Contrariado pela humilhação da receita, reage em tom arrogante e hostil:
Não vou. Tenho no meu país rios e águas muito superiores a esse rio que tu dizes.
Entretanto, vieram os conselheiros do rei e convenceram-no a aceitar o repto. E aconteceu que, após o sétimo mergulho, achou-se curado, a pele  fresca e macia como a de uma criança recém-nascida. Corre depressa, com toda a comitiva, à casa do Milagreiro. Prostra-se diante dele e. sem conter a emoção, diz:
Graças te dou! A ti e ao teu Deus. Nem sei como agradecer-te trago aqui 1  quilos de prata, 8 quilos de ouro e 10 ricas túnicas de festa. Tudo para ti e para o teu Deus.
MILAGREIRO
Indignado e  sentidamente ofendido, responde:
Juro pelo Deus Vivo: Não aceitarei nada disso! Estás curado. Pronto, vai em paz para a tua terra… E não insistas mais. Vai embora.
O General retira-se com a mesma comitiva.
II ACTO
O Ajudante do Milagreiro (depois revelou-se  um oportunista sem escrúpulos) ouviu a recusa do patrão, deixou o General afastar-se uma certa distância e, acto contínuo, correu atrás da comitiva. Foi o próprio General que de longe o avistou. Desce do carro e conversa com o rapaz.
O GENERAL
Então, que aconteceu? Está tudo bem? Algum problema?
O AJUDANTE
Está tudo bem. Apenas um pequeno caso. É um recado que o Milagreiro, o meu patrão, mandou-me dar ao meu General.
O GENERAL
Vá, diz depressa, estou ansioso. Alguma coisa que ele precisa?
AJUDANTE
Isso mesmo, adivinhou. O recado é este: “Diz ao tal senhor general que chegaram-me aqui a casa, imprevistamente, dois colegas meus, vindos lá de um monte distante. E eu, neste momento,  não tenho nada que lhes ofereça. Será que podia dar uns 35 Kg de moedas de prata e…”
O GENERAL
Não digas mais. Vais levar o dobro. Venham daí dois ordenanças, deitem em duas sacolas 70 Kg de prata e mais duas túnicas solenes. Carreguem tudo isso e sigam esse Ajudante do Milagreiro que me restituiu a saúde. Graças ao Deus desse homem!
III ACTO
Chegados ao lugar, o Ajudante mandou descarregar as sacolas na sua própria casa. Mais tarde apresenta-se, disfarçado e sereno, ao Milagreiro.
MILAGREIRO
Ó Rapaz, anda cá. Onde é que andaste até agora?
AJUDANTE
Em lugar nenhum, meu amo e senhor.
MILAGREIRO
Tens a certeza?
AJUDANTE
Tenho. Eu juro por Deus
MILAGREIRO
Indignado
Com quem estás a falar? Tu pensas que não sei o que se passou? O meu espírito viu tudo. Aquele senhor que desceu do carro e te entregou aqueles presentes todos!
AJUDANTE
Arrependido
Não me castigue, meu amo e senhor. Já vou buscar tudo a casa e entrego-lhe tudo, rudo.
MILAGREIRO
Quero lá saber disso. Fica com tudo. Estás rico com o dinheiro que ele te deu. Agora, já podes comprar terras, vinhedos, olivais, rebanhos, ovelhas, bois e tudo o mais. Até podes comprar escravos e escravas ao teu serviço. Ficaste com o dinheiro do General, certo. Mas vais ficar com ~mais alguma coisa. A partir deste instante, a lepra do General  caia toda em cima de ti. Para sempre!
E naquele preciso momento, a pele do Ajudante tomou a cor pálida da lepra.
----------------------------------------------------------------------------------------
Não é esboço de drama, nem argumento de filme. Faz parte do texto bíblico (2º Livro dos Reis, cap.5), proposto para este Domingo, 13 de Outubro/2019. Trata-se de um facto concreto. Datado: século VII a-C. Identificado: o nome do General é Naamã, comandante da Síria. O Milagreiro é o Profeta Eliseu. O Ajudante é Giézi. E Deus?... Deus será o mesmo, enquanto promotor da saúde e da felicidade do ser humano. Mas, enquanto promotor da Justiça, já não será o Deus de outrora. Se o fosse, muita e ‘boa’ gente ficaria leprosa, há já muito tempo,  os simoníacos, os que vendem o sagrado, os que são tocados pela lepra do vil metal. Felizmente para eles… Infelizmente para nós e para o povo crédulo, que nunca vê a luz no “túnel da vida”!  
  
13.Out.19
         Martins Júnior



Sem comentários:

Enviar um comentário