terça-feira, 1 de outubro de 2019

COMEÇA EM OUTUBRO A TRILOGIA DA VIDA – NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, DA MÚSICA E DA TERCEIRA IDADE


                                   

Não sei se é semente
Ou   brilho de criança que nasce
Não sei se é  fruta madura
Ou tufo de folhas caídas
Mas o que vejo em plena estatura
É o tronco maior de todas as vidas

No éden terreal
Ou na amazónia dos tempos
Ninguém pode lá entrar
Sem  olhar o próprio espelho
Sem  escutar a voz sem eco
do tronco velho:

“Eu sou aquilo que serás
Aqui plantado desde os confins do mundo
Dos meus olhos correram e dos teus correrão
Rios de água tinta de sangue e lilás
Rubros de chama e paixão
Roxos também de amarga ilusão

Nas rugas do meu rosto
E nas minhas magras mãos esguias
Não vejas só retalhos do desgosto
Elas são passadas partituras
De moças melodias
Canções escritas ao ritmo dos dias
Que guardo neste tronco que tu vês

Já fui aquilo que tu és
E tu serás a seiva do tronco universal
Onde eu estou

Não te chamo ainda nem te espero
Mas sei que seguirás o rasto austero
Até chegares ao meu reino
Onde o tronco sem idade
Jorrará rios de água fértil
E árias de Bach de uma futura saudade”.

01.Out.19
Martins Júnior
   


1 comentário:

  1. Que extraordinária trilogia de vida. Senti-la é enriquecer-se e caminhar devagar entre as margens de rostos cansados e marcados por um tempo finito e por um lugar sem destino.

    ResponderEliminar