quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

A ILUSÃO DO “SR. ANO NOVO”


                                            

Centenas, milhões, biliões foram esperá-lo, mesmo sem saber de que mar ou de que monte viria o Desejado, o Venturoso, o “Pai Natal” dos graúdos.  Sim, dos graúdos. Porque, assim como os adultos iludem os miúdos com a expectativa do “Pai Natal” que vai chegar carregado de prendas infantis, assim os graúdos iludem-se a si próprios com o anúncio do Ano Novo abarrotado de espumantes, passas e balonas  de fazer voar portas e corações. A avaliar pela euforia consumista, são os bobos adultos  que fazem mais fé no “Fantasma” Ano Novo do que as crianças no “Pai Natal”.
“Nomes com que se o povo néscio engana”! – diria Camões. Porque o Ano Novo não existe. Os homens é que esventraram o tempo, dissecaram-no, retalharam-no às postas, aos lenhos, à fatias e às migalhas. E chamaram-lhes milénios, séculos, décadas, lustros, anos, meses, dias, horas, minutos, segundos. Mas o tempo, no seu cerne ontológico, é um corpo inteiro e único, indivisível, linha contínua e não tracejada, rio ou levada, onde navegamos sem nos darmos por isso. Bem analisado em si mesmo, aquilo a que chamamos passagem de 2019 para 2020, afinal, não existe. O último segundo de 2019 é o primeiro de 2020, de tal forma que nem se pode falar de uma ponte entre um e outro. Os dois estão justapostos, são degraus siameses perfeitos debaixo dos nossos pés.
Neste entendimento, se Fernando Pessoa tivesse oportunidade de escutar os votos e saudações que mutuamente nos desejamos – “Que o Ano Novo te traga sucesso… No Ano Novo as coisas vão mudar… No Ano Novo é que vai ser… À meia-noite, vamos comer as doze passas da sorte”  e outras do mesmo teor – ele, Fernando Pessoa, não hesitaria em atribuir-lhes o mesmo desqualificativo das “cartas de amor”:  ridículas.
Ridículos esses votos e saudações, porque não deverá ser  o tempo (cronológico) a dominar-nos, mas nós a tomarmos conta do tempo. O tempo, depois da saúde, é o nosso melhor activo, o nosso capital em caixa. Somos nós o seu senhorio e o seu contabilista. E se o tempo é dinheiro, como usa dizer-se, então nós somos o seu ministro das finanças. Na esteira do grande filósofos Protágoras, para quem “O Homem é a medida de todas as coisas”, devemos afirmar e assumir com a mesma força semântica que o Homem é a medida do Tempo.
Fundamentos estes suficientes para segurarmos em nossas mãos as rédeas do tempo futuro, desde já o chamado 2020, ao qual prefiro numerar como o meu 2019-A, o meu 2018-B, o meu 2017- C e assim sucessivamente, visto que não há nenhum hiato entre eles. A história do indivíduo e das comunidades é (ou deveria ser)  um movimento contínuo, sem fundos abissais nem passagens de nível,  um projecto em construção, sempre retomado e sempre inacabado.
Quando deixaremos nós de desassossegar espíritos e endossar a seres extra-terrestres funções e papéis que são estrictamente nossos, da nossa inteira responsabilidade?...
Esta saudação-tributo a todos quantos me enviaram mensagens de Natal e Ano Novo, apraz-me terminá-la da mesma forma como o fiz no ano transacto. Tal como John Kennedy afirmara em Dia de Ano Novo – “Não perguntes o que é que a América pode fazer por ti. Pergunta, antes: o que é que tu podes fazer pela América, que é o teu país”. Assim também, não esperes nem peças a 2020 o que pode fazer por ti. Pergunta a ti próprio o que é tu podes dar ou fazer para o sucesso de 2020!

31.Dez.19 e 01.Jan.20

Martins Júnior    

Sem comentários:

Enviar um comentário