terça-feira, 21 de janeiro de 2020

QUEM MEXEU NO QUEIJO DO NOSSO ORÇAMENTO?


                                                   

Não passará, talvez, de um apelo inaudível ou de uma voz sem eco. Mas nem por isso deixarei de sair à rua e agitá-lo na praça pública. Refiro-me à apresentação, debate e aprovação do Plano e Orçamento para a Madeira e Porto Santo/2020, ora em curso no Parlamento Regional.
Partamos de uma premissa genérica, partilhada e propagandeada pelo vento que passa e entra nos ouvidos das pessoas, nas frinchas das janelas, nas prateleiras dos cafés e que, por muitas e variadas formas, diz mais ou menos isto: “Quem é que pode suportar os políticos, os discursos, as mentiras descaradas, as promessas esfarrapadas, quem os atura?... Não há pachorra!”.
Carradas de razão carregam esses ventos! Mas uma coisa é certa, além da qual não podemos ultrapassar: é essa gente que marca os nossos  destinos, o quanto se come, o como se veste, a casa, casebre ou apartamento onde se deve viver, as cartilhas e as notícias que podemos ler, enfim, são eles que estendem os carreiros e os carris por onde devem andar os nossos pés.
Mas há mais: fomos nós que os pusemos lá, somos nós que lhes emprestamos o microfone e a voz e somos nós que lhes oferecemos rádio, televisão, jornalistas e comentadores – um batalhão de serventes, alguns serventuários, cada qual com as suas orelhas, os seus aparos e as papilas gustativas do sabor e da cor das suas simpatias.
E para quê todo este teatro hemi-circular? Que ali fazem os actores e figurantes?... Mexem no nosso dinheiro, jogam “ao montinho”, pataco para aqui, pataco para acolá (não raro, ‘pataca a mim, a mim pataca’), estes comem carne e peixe, aqueles espinhas e ossos, tu comes o bolo-rei, aquele contenta-se com ‘o pão que o diabo amassou”, senão engoles pó e alcatrão.
Quando constatamos que é a nossa causa e o nosso mundo que estão em jogo, é caso para nos interpelarmos:  Será assim tão inútil, despiciendo, tão afónico ou inaudível aquele combate concêntrico na sala redonda?... De todo!
Para lá do garfo ou do navalhão com que mexem e cortam o “bolo” que é de todos, a minha mensagem tem por objectivo sensibilizar os constituintes pagantes do Orçamento (e esses somos nós!) para a forma como os ‘talhantes’ oficiais exercem a função: os instrumentos que usam, o como afiam ou desafiam as pontas da língua e a cárie dos dentes, a ‘literatura’ rasca ou erudita com que mimam os comparsas do lado, em último remate, como tratam o Povo que lhes deu o voto e, com ele,  poltrona, garganta, computador e gravata a preceito.
Sei que é impossível à imensa maioria da população seguir em directo, via rádio ou TV, todos os conteúdos da “Ordem de Trabalho”, mas desejável seria que tal acontecesse. Tal como o Voto, deveria ser um direito e um dever!... Permitam-me um desabafo, reforçado por décadas de experiência naquela Casa das Leis: Quantas vezes – muitas, muitas – perante atitudes de certos deputados em quem votaram certos aglomerados populacionais, dizia eu no meu íntimo: “Quem me dera que aqui estivessem essas pessoas! Tenho a certeza que nunca mais os escolheriam!”.
É pelo alheamento dos eleitores nos debates relevantes para a comunidade (o Plano e Orçamento/2020) que proliferam a inércia e, no limite oposto, os extremismos populistas, os oportunistas que descredibilizam a nobre missão política de, etimologicamente, ordenar, governar a cidade.
Parafraseando alguém, na voz de um deputado eleito estão os milhares de vozes que nele votaram. O meu respeito e homenagem a todos os que, na Maioria ou na Oposição, exercem dignamente o seu estatuto!

21.Jan.20
Martins Júnior    
   


Sem comentários:

Enviar um comentário