segunda-feira, 27 de abril de 2020

UMA ESFINGE DIANTE DE NÓS


                                                             
                                               
       Não é discurso académico, mas podia sê-lo. Não é exercício de pura dialéctica de conceitos nem virtuosismo poético de circunstância, mas podia sê-lo também. Como podia ser, ainda, o mote de um debate de sintonias e dissonâncias sobre um mesmo tema, mas não é.
         Que será então?
         Hoje, entalado entre o “25 de Abril” e o “1º de Maio”,  dei comigo a navegar numa tal “barca de Caronte” sobre um rio chamado “Covid”! As margens lá estão, umas vezes como pilares armados, outras como terra verde e viçosa conversando com o silencioso negrume da torrente-mistério que viaja até a foz, uma foz sem termo nem rosto.
E porque margens, rio e barca formam um só – a tríade da vida – senti que todos trazem uma mensagem uníssona e, paradoxalmente, todos possuem a mesma força centrífuga, contraditória. São tão iguais e tão diferentes! Fundem-se num mesmo tronco e divergem em múltiplos ramos.
Hoje vejo “Sua Majestade Covid”  implantado entre dois pilares históricos: Abril-25 e Maio-1º. Todos chamam pela Vida, na voz do desejo, mas todos como na nau do barqueiro grego defrontam-se com a morte. Na vozearia comum, todos falam de uma linguagem nova – Solidariedade, Justiça Social, Saúde, Fraternidade, Amor – mas a nenhum deles é alheia a armadura da Luta, Resiliência, Renúncia, até Isolamento e Morte.
Sem mais enigma, o que hoje vos trago e proponho é uma ficha, tipo “Telescola”, com um único enunciado no largo ecrã do vosso/nosso/meu consciente reflexo:
Descobre as semelhanças e as diferenças entre estes três polos:
“ABRIL25 - COVID -  MAIO1”
         Vou tentando, como Édipo diante da esfinge, decifrar o enigma. Durante o percurso, espaçadamente, surge-me  no horizonte dos tempos uma seta de fogo, insistente e intermitente, interpelando-nos sem rodeios:
“De quantas pandemias precisa a humanidade para aprender a viver?”   

27.Abr.20
Martins Júnior
  


Sem comentários:

Enviar um comentário