domingo, 7 de março de 2021

DOMINGO SÉNIOR – DOMINGO JÚNIOR !

                                                                      


Em tempo de jejum quaresmal, hoje foi dia de fartura.

Domingo farto e longo, não de mesa opípara, mas de regozijo histórico, de uma alegria que roça a imortalidade. Porque este Domingo tem a idade do seu aniversariante: 109 anos!... Que mais lhe falta para sentir-se eterno, imortal?!...

Sol ou chuva ou vento, fosse qual o tempo que fizesse, meus pés tinham de voar àquele torrão, o mais oriental da Ilha, onde o sol nasce primeiro, para trocarmos “aquele abraço” entre os três homónimos: José Martins (o meu pai, que já lá foi), o José Martins (no seu centésimo nono aniversário) e este José Martins, já (ou ainda) octogenário.

Por instantes suspendemos a máscara para que os acompanhantes do Senso&Consenso pudessem responder a esta adivinha: qual dos dois é o Sénior… e qual o Júnior?

Eu que já me habituei ao apelido “Sénior”, hoje descobri-me “Júnior”.

 109 Gloriosos Anos! E dolorosos! “Naquele tempo, eu ia trabalhar daqui do Caniçal para o Porto Moniz” – confidenciou-me ao ouvido. E muito mais, que não cabe neste poema em prosa.

Diante deste homem “imortal” senti-me como diante de um monumento vivo. Miguel Ângelo, após concluir a monumental estátua de Moisés, ficou tão emocionado com a beleza da sua obra que não se conteve, bateu com o maço no mármore e disse: “Agora, fala! Só te falta falar, meu Moisés”!... Pois, hoje estive diante de um monumento vivo e lúcido que nos fita com olhar profundo e que nos fala com uma voz fina que vem de longe!

Parabéns ao “Rei” do Domingo, 7 de Março! E aos familiares que o zelam com todo o carinho – as mais efusivas e merecidas saudações!

Deixo aqui o melhor verso do poema, proferido por ele mesmo, quando nos despedimos: “Sr. Padre Martins, obrigado pela sua visita e… até ao ano por este dia”.

Admirável! Que Jovem! Ele, sim, o Júnior…e eu, o Sénior!

E, como ele o disse: “Até ao 110”!

 

07.Mar.21

Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário