quinta-feira, 9 de maio de 2019

ENTRE O CANSAÇO DA GUERRA E O TÉDIO DA PAZ


                                          
É mui diversa a interpretação que tenho da Europa. Que outros contabilizem os euros que metem e os euros que tiram da caixa comum. Que muitos mais se pavoneiem da abolição de fronteiras e se gozem da livre circulação de pessoas e bens. Da minha parte, compulsando a trajectória dos 62 anos volvidos sobre o Tratado de Rima, dois momentos decisivos sinalizam esta velho  continente: primeiro, o cansaço da guerra; segundo, o tédio da paz.
Coloco-me na madrugada europeia, aquela em que os visionários de um mundo novo – Jean Monnet, Robert Schuman, Konrad Adenauer, Alcides De Gasperi - soltaram os acordes da Paz entre as nações, emocionalmente expressos  na inspiração beethoveana do Hino da Alegria que hoje encheu a grande abóbada comunitária. O móbil fundamental, direi instintivo, de tão ingente tarefa nós já o sabemos: o cansaço - e mais que o cansaço – o sufoco das guerras, as de 14-18, as de 39-45, as dos Sete Anos, as dos Cem Anos, enfim, a túnica da gloriosa Europa ensopada em sangue e valas comuns. Impunha-se, pois, a necessária catarse de milhares e milhões de inquilinos, fugitivos da hecatombe suicida. Como? Lançando pontes, juntando forças, entrelaçando corpos e almas num mesmo abraço de reconciliação, única trincheira de sobrevivência da “espécie europeia”. Foi o sonho tornado realidade. Aqui, bem poderia Fernando Pessoa esculpir no pedestal de tão alto monumento: “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”.
Foi esta, sem dúvida, epopeia maior que a conquista dos mares e as invasões astrais que, antes e depois, empreendeu o génio humano. A livre circulação dos cidadãos europeus terá sido, porventura, o mais expressivo  testemunho simbólico dessa almejada Paz. Em contraste com as antigas “muralhas das cidades” e o pavor de atravessar fronteiras sob a ameaça de cair a inexorável “espada de Dâmcles” sobre as nossas cabeças, abriram-se as portas da liberdade e a paz da confraternização entre povos e línguas. E assim se foi escrevendo uma esteira de luz diante das gerações vindouras.
Mas, paradoxalmente, parece emergir da terra europeia o magro e fatídico fantasma que dá pelo nome de tédio da Paz. O bicho-homem não tem paladar para sorver e fruir por muito tempo o fruto suave e doce que lhe oferecem os seus progenitores. E agora é o que se vê: o regurgitar de pulsões tribais, o ódio traumático aos vizinhos, o cancro da xenofobia! E tudo isto comandado pelo espectro que, feito para a alegria, só semeia guerras e convulsões - o monstro-dinheiro, a avidez insaciável do “vil metal” ou, em termos formais, o capitalismo selvagem
Teremos nós de esperar mais um rio de sangue, teremos nós de crucificar uma ou mais gerações para reaprendermos o saboroso gosto da Paz?...
Aqui fica o apelo dos corajosos visionários, os pioneiros daquela Europa igualitária que sonharam para nós. Descendo, porém, às profundezas do nosso subconsciente, descubramos talvez que dentro de cada um de nós existe essa Europa, a dois tempos e duas velocidades, balanceando entre o cansaço da guerra e o tédio da Paz. Compete-nos educarmo-nos para o genuíno espírito europeu e lançar o repto aos detentores do poder para que não deixem destruir dentro de si e do seu povo as sábias papilas gustativas, doadas a todo o ser humano, que nos fazem rejeitar o vírus da guerra e amar infinitamente as férteis doçuras da Paz.
Que sobre nós não recaia a maldição condenatória do “povo eleito” de Jerusalém: “Ai, povo, povo, que rejeitas as águas puras das nascentes e vais dessedentar-te com a água podre das cisternas rotas”! (Jer.2,13).

 09.Mai.19, Dia da Europa
Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário