segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O TRÂNSITO DA HISTÓRIA E A PASSAGEM DE TESTEMUNHO NUM DISCURSO EXEMPLAR

                                                                              


É certo que no actual momento da história, a Igreja e o Mundo atravessam fronteiras tumultuosas que nos preocupam e não se compadecem com questões menores ocorridas numa povoação esparsa entre o rural e o urbano, mais a mais num espaço insular perdido no vasto Atlântico.

Mas não é menos certo que de um meio pequeno, de terreno escasso, possam surgir raízes e frutos, cujo alcance atinge cumes de exemplaridade perfeita para mais longas e altas esferas.

Está neste caso, o discurso do Revº. Cónego Manuel Ramos na sua entrada como novo pároco da Ribeira Seca, Machico, Madeira, em 12 de Fevereiro de 2023. Com a devida vénia e com reconhecida gratidão, aqui deixo reproduzido.          

        

 

“Caros irmãos

Saúdo fraternalmente cada um de vós, o povo da paróquia da Ribeira Seca, as autoridades presentes, visitantes, a minha família e amigos.

Usando o pensamento de São Paulo na sua primeira carta aos Coríntios apresente-me diante de vós cheio de fraqueza e de temor e a tremer deveras. A minha missão não se baseia na linguagem convincente da sabedoria humana, mas na certeza da poderosa ação do Espírito Santo que guia a sua Igreja e que me envia para o meio de vós (cf. 1Cor. 1-5).

Faz precisamente hoje 2 anos e 5 meses que cheguei a Machico e, também, 23 anos e 5 meses que presidi, pela primeira vez, à Eucaristia, chamada de Missa Nova. Pois, quis a Igreja que eu fosse sacerdote. Bendito seja o Senhor por colocar tão grande tesouro na argila deste humilde servo.

Pela ordenação sacerdotal, o sacerdote existe para a Eucaristia e ambos existem para a salvação do Povo de Deus. Assim, pela ordenação sacerdotal o padre é gerado para ser cooperador do Bispo e associado a ele nesta suprema missão, é constituído servidor do Povo de Deus. Na ordenação sacerdotal, é prometida a obediência e reverência para estar sempre ao serviço da Igreja, onde quer que o Espírito Santo o coloque em missão. E, cada vez que somos chamados a assumir nova missão, renova-se esta dimensão própria da vida do sacerdote.

Portanto, eis-me aqui Senhor, para esta nova missão, ao serviço do Povo de Deus, nesta lendária paróquia da Ribeira Seca.

Com este sentir, envolto numa beleza de paisagem natural, rodeada pelo mar e serra, neste vale de Machico, coloco-me como servo para o Povo de Deus presente nesta paróquia da Ribeira Seca, para convosco viver como cristão e crescer como pastor que vos é enviado a celebrar a Palavra e o Pão da Vida.

- Convosco quero caminhar, estando presente nos mais variados momentos da vossa vida, dos vossos costumes e tradições, nas alegrias e nas tristezas, estando no meio de vós a servir-vos, com a minha vida, a Igreja e os valores do Evangelho.

- Convosco quero partilhar as páginas da vossa história que representam o sinal de resiliência dum povo que sempre arregaçou as mangas para lutar pela vida e pela liberdade.

- Convosco quero acarinhar o trabalho incansável e histórico do senhor Padre José Martins Júnior, ao longo de quase 54 anos, nesta paróquia da Ribeira Seca.

Apesar de doravante o caminho a trilhar ser desafiante dizemos que ninguém é insubstituível. Contudo, ao se repensar melhor a frase, percebemos que ela é inverídica sob variados aspetos. Pois, ao longo dos tempos, o senhor Padre José Martins Júnior, dono de uma vontade própria e de um conjunto de talentos, que ninguém pode igualar, primou pela diferença.

Logo, neste caso, constata-se que a substituição é deveras considerada insubstituível. Acredito que vós bem o sabeis!

É verdade que ao longo destes anos, criou-se uma relação quase umbilical com as diversas gerações da Ribeira Seca o que propiciou o conhecimento e divulgação do trabalho realizado, nas mais diversas áreas, e colocando esta terra no mapa do mundo e inevitavelmente, na história de Machico e da Madeira.

Pelo testemunho de resiliência que o Senhor Padre Martins deu e continuará a dar a este povo e a esta terra de Machico, o meu eterno reconhecimento. Anseio que com essa vitalidade continue no meio de nós, a construir e a sonhar.

Quero agradecer a confiança depositada pelo Senhor Bispo D. Nuno Brás, na minha pessoa, ao confiar-me esta arriscada missão. Recordo que das conversas mantidas, inúmeras foram as vezes que hesitei perante o pedido. Porém, a sua determinação em confiar-me este serviço, fez-me aceitá-lo em obediência e amor a Jesus Cristo e à sua Igreja presente no povo da Ribeira Seca.

A todos os colaboradores e servidores, que ao longo dos anos coadjuvaram o senhor Padre Martins na pastoral desta paróquia, a minha gratidão.

O Papa Francisco evidenciou a vida sinodal da Igreja. A Igreja neste processo sinodal está a abrir novas janelas para novos tempos. Anseia-se, assim, uma Igreja onde todos caminham juntos. Desejo que este estilo e esta forma seja uma tarefa de todos nesta paróquia da Ribeira Seca. Por isso, é premente referir que todos são necessários à vida da comunidade, colocando ao serviço do bem comum os seus dons.

Quero agradecer a todos quantos prepararam esta tomada de posse.

A quantos tem enviado mensagens de felicitações e estimulo.

Igualmente agradeço à paróquia de Machico, o acolhimento destes dois anos e meio que recebeu a minha total presença e disponibilidade.

A partir da agora, embora, com duas comunidades, todo farei para manter o meu estilo de presença e disponibilidade para servir de igual modo as duas paróquias.

Rezai por mim. Eu rezo por vós!

Obrigado a todos”!

                                              Cón. Manuel Ramos

 

 

                13. Fev.23

            Martins Júnior

 

Sem comentários:

Enviar um comentário