quinta-feira, 8 de junho de 2023

DIÁLOGO E LUTA ENTRE CORPO E ESPÍRITO EM TRÊS MOMENTOS: TESE, ANTÍTESE, SÍNNTESE

                                                                 


    “O meu corpo é uma verdadeira comida. O meu sangue uma verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem em si a vida eterna”.(Jo.6, 54-55).

“Isto é insuportável. Então, ele vai dar-nos a comer a sua própria carne?” – disseram muitos judeus que ali estavam a ouvi-lo.(Jo.6-59).

Seremos nós antropófagos? – interrogam-se  os homens de todos os tempos.

III

“Não compreendestes  as minhas palavras. Eu esclareço:

A carne não serve para nada. O espírito é que dá vida. As palavras que vos disse são espírito e vida” (Jo.6,63).

 

Daí em diante, pelos séculos fora, construíram-se mausoléus sumptuosos em Sua honra – E lá vem uma fala sentida: “A carne não serve para nada”.

Fundiram-se milhões de pepitas de ouro para aprisioná-lO em sacrários nobilíssimos – e lá de dentro vem uma fala repetida: “A carne não serve para nada”.

De prata e ouro ergueram-se custódias renascentistas, de raios flamejantes, âmbulas peregrinas que percorrem cidades e aldeias – e as mãos que O transportam não sentem o frémito daquela fala esquecida: “A carne não serve para nada”.

,  

E “Quem tem ouvidos para ouvir, entender, - oiça, entenda”. (Mateus, 13,9 - Lucas,8,8).

 

         07-08.Jun. Dia do Copus Christi)

          Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário