quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O DUELO DAS IMAGENS NO DIA DA TV


                                                             

            Como são-no todos os dias de festa, este é também dia de exame.
         Por ser festa, eu te saúdo, TV-Caixa, que tanto tens de mágico e  malabarista-ilusionista de feira! Reconheço-te o supremo poder de erguer e derrubar presidentes, ditadores, vilões e heróis. Temo, mas não te invejo, a tirania de entronizar no altar da praça o mais vil dos carrascos e de queimar inocentes na fogueira dos templos.
         Foi esse o teu império, onde levantastes a torre de menagem – inexpugnável, imbatível – até ao dia em que o clic de um dedo infantil te derrubou do trono. Hoje, em cada vão de escada ou em cada mão vadia reina um outro império imagético que faz implodir, num sopro, todo o teu poder de outrora. E se quando nasceste soaram as campainhas das boas novas, preto-e-branco ou coloridas, hoje ressoam os carrilhões do mundo inteiro face ao nascimento das novas tecnologias – net, twitter, instagram e afins – que te ombreiam e ultrapassam. Para bem?... Para mal?... Entre as duas barricadas, venha o demo e escolha. Os Trump’s e os Bolsonaro´s arrumaram-te as botas. Oxalá o sabor amargo da derrota das “caixas mágicas” te ensine a mudar de caminho.
         Bem sei que não é tua a culpa, TV-Caixa! São as mãos que te pegam e te despem, são os míseros serventuários do poder político-financeiro que te tornam mestra ou prostituta, são os famélicos refugiados da fome ou das imerecidas benesses os que te fazem bela ou nauseabunda. Também és o joguete de interesses que não são (ou não deveriam ser) os dos teus consumidores.
         Para reconquistar o paraíso perdido das tuas audiências, terás de mudar de caminho – o de ser mais inteligente, arguta e sábia que as tuas concorrentes. Mas, para desdita nossa, parece que são elas a ler-te a cartilha: queres competir com os monótonos esgares de futebol logo na abertura da emissão, perdes tempo e dinheiro (que é de todos) com  passeatas nocturnas por bares e etilizáteis acordes  de publicidade gratuita e, ainda por cima, pregas-nos com entrevistadores “pau-de-toda-a-obra”, tão enfadonhos como as perguntas que dirigem aos convidados da “região demarcada”. E, se não achares abusivo da minha parte, deliciosa caixa-amiga, ordena que os teus serventes saiam da alcova onde moras e façam-se à estrada em busca dos informes fidedignos de que a população carece e deseja.
         Em dia de festa, um Voto: que voltes a ser mensageira e mestra do Povo que é teu credor e legal destinatário!

         21.Nov.18
         Martins Júnior         

Sem comentários:

Enviar um comentário