quarta-feira, 25 de maio de 2022

90 DIAS, 900 ANOS, 9000 SÉCULOS, 900000 MILHÕES….. JEREMÍADA AO RÉS-DO-VENTRE MATERNO

                                             


Atiraste-me –me à ‘baía dos porcos’

quando sonhavas de azul o meu olhar

e o mundo que me deste            

 

mas o troar das ondas enrolou-me pés e braços

e enjaulou-me na furna do inferno

lá onde tridentes punham crianças espetadas

e delas faziam sua diversão

 

mais fundo me levaram para pegar em peixes verdes

que me fugiam entre os dedos

e logo desfaziam corpos encharcados em camuflados de sangue novo

 

e vi  mortos pútridos trocados

por outros semi-vivos colados às grades da prisão 

 

 num tombo de abismo toquei o sacro tubarão mitrado

torcer a cruz e o seu desnudo mártir

e transformá-lo em arma de canhão

nas mãos do monstro dono da terra do mar e do ar

 

Atrás de cada onda, outra maior

em cada fundo outro mais fundo

os dois, a véspera do futuro

e vi que as ondas eram também as minhas mãos

mãos iguais às minhas, ossos dos meus

 

Ventre de Mulher, por que não me fizeste pedra chã

cinza ou lama ou  réptil para não ver o breu sangrento

que trago nas mãos

- porque foram iguais às minhas as mãos que o fizeram ?!...

 

……………

Tapar o rosto e bradar como Jeremías Profeta:

Se foi para isto,

“Maldito o dia em que me pariste”!

 

25.Mai.22

Martins Júnior

 

Sem comentários:

Enviar um comentário