terça-feira, 25 de dezembro de 2018

NATAL DA DECEPÇÃO


                                                       
         
        Gostaria de nunca ter escrito esta mágoa. E não sei se um dia arrepender-me-ei de tê-lo feito. Mas a evidência dos factos não me larga.
         O Presépio aí está: o de Belém, o único, a matriz de todos os outros. Os outros, filhotes estandardizados, multiplicam-se e crescem como cogumelos por quanto é canto, desde as capelas humildes, os recantos de jardim, as praças espectaculares. Desde os casebres de aldeia aos palácios do rei. Até aqueles que decretam matar o Menino também têm nos seus aposentos um gracioso presépio. O vulgo – crente ou não crente – esse diverte-se, comove-se, delicia-se com os ‘bonecos’ figurantes de cena: burrinho, vaquinha, pastorinhos, ovelhinhas, anjinhos tocando, cantando e outra vez retocando  o Gloria in excelsis Deo. Na liturgia do dia, repetem-se até à exaustão os mesmos relatos, as mesmíssimas ingénuas peripécias de José e Maria batendo em vão à porta das pensões à procura de cama e parteira para a grávida donzela.
É de ver e pasmar a atenção dos mirones para as originalidades e ‘originalidezes’ de cada espécime de presépio, do mais rude ao mais pintado. E ninguém se lembra de interpelar aquela Criança, para fazer a única e necessária pergunta: “Que vens fazer aqui, Menino?.. Que é que te fez nascer por estas bandas?... Qual é o teu projecto de vida”?..
E aí começa a grande decepção. Para a própria Criança, em primeiro lugar. Todo o seu sonho transforma-se em pesadelo, vendo a olho-nu que, rodados  mais de vinte séculos, o “homem continua lobo de outro homem” e a anunciada bandeira da paz universal, afinal, mais não é que um camuflado ensopado em sangue de guerra. A própria instituição que assaltou o estábulo de Belém, alterou-lhe a traça e as alfaias, caiou e rebocou-lhe as paredes, alargou e alteou os pilares, até fazer dele um faustoso mausoléu, onde morre o espírito e cresce a contradição. “O mundo, que era seu, não o reconheceu”. (João.1, 10). É por isso que o Natal não passa de uma ficção. Tão bem urdida  que veio a tecnologia colori-la de fantasias mil. Dir-se-ia que os poderes – financeiro, político e  pseudo-religioso – agora embebedam de luz o planeta, para deixá-lo às escuras o ano inteiro!
Não é exótico  masoquismo o que escrevo. Não me faltam canções, iguarias, carrilhões e  simpáticas liturgias. Nem me faltam presépios, dos mais genéricos aos mais temáticos. O que faz falta é o Presépio! O que incomoda é o narcótico que nos domina, directa ou indirectamente. E o que revolta é hibernar “alegremente” neste espasmo de contradições.
Já vedes o porquê do desabafo inicial: preferia nunca ter escrito este fio de mágoa profunda. Conforta-me (e a muitos, decerto) o desejo de manter-me acordado e vigilante para actualizar em cada dia que passa o projecto vivo da Criança de Belém!

25.Dez.2018
Martins Júnior


Sem comentários:

Enviar um comentário