sexta-feira, 29 de março de 2019

600 ANOS NAS MÃOS DE UM POVO!


                                                       

Machico neste dia traz as boas novas. E trá-las pelas mãos genuínas dos herdeiros de Zargo e Tristão. Herdeiros, digo bem, porque hoje todos somos Machico, todos somos Madeira. Os mestres, os historiadores – de dentro ou de fora – hoje sentem as raízes ancestrais da Primeira Capitania da Madeira. Vieram ensinar os caminhos de outrora, por onde viajaram, lutaram, moirejaram os cabouqueiros desta nau itinerante  de nome Madeira..
Isto acontece sempre que os autênticos pioneiros do processo criativo e reprodutivo toma conta dos acontecimentos e transmite-os ainda quentes de emoção e verdade. Sem alarde publicitário e  sem o proteccionismo das chamadas cúpulas, Machico sulcou as vagas do oceano e foi até aos confins do Achamento/Povoamento da Ilha, para voltar de novo, carregado do ouro da sabedoria para no-lo oferecer com a pujança e o afecto de quem ama esta terra.
                                                          

Dia grande para as gentes de toda a Madeira, mais directamente para Machico e Funchal, os “Lugares Pioneiros” da nossa história insular.
De tudo quanto foi dito e visto, agigantou-se a beleza imperativa do dia 8 de Maio de 1440, data da Carta da Doação da Capitania de Machico a Tristão Vaz Teixeira. A do Funchal viria mais tarde, em 1450. Daí, a feliz e necessária decisão de, nesta magna efeméride hexa-secular, colocar o Dia do Concelho no seu berço original, 8 de Maio, fazendo dele o trono hereditário deste Povo e desta terra, oriente inicial,  onde o sol nasce primeiro.
Bem hajam os seus promotores. Bem Haja o Povo que os recebeu.

29.Mar.19

1 comentário: