sexta-feira, 1 de março de 2019

ANATOMIA BREVE DO “BEM-ESTAR” SOCIAL (WELFARE) DO CONCELHO DE MACHICO


                                                         

Porque este encontro não pode configurar-se com um passeio matinal na promenade marítima, nem como uma sessão proclamatória do que somos e temos, nem muito menos com uma assembleia de esgrima político-partidária, o que hoje se requer é uma análise objectiva e serena, como numa assembleia de família, em que todos somos aqui ramos de um mesmo troco e seiva reprodutiva dos mesmos frutos no presente e no futuro
          Saúde, Dinheiro e Amor!
Toda a vida assenta neste tripé que, à força de ser tão repetido, escape-se-nos o seu simbolismo mãos profundo. E é a partir deste plano visual que tento captar o brilho ou as sombras do nosso concelho, o claro-escuro de Machico implantado, entre o azul do mar e o verde da montanha, com as suas cinco freguesias, podendo definir-se o seu ADN nesta breve  (e longa!) expressão: Machico-Cinco Estrelas.
Na Saúde situa-se todo o nosso processo biológico, envolvendo a natalidade, a infância, a juventude, a idade adulta, a velhice e, por fim, o adeus à vida. Numa visão holística cabem aqui todos os vectores do bem-estar individual e social, os desportos, a psicologia, todas as patologias físicas ou mentais, os apoios domiciliários, as creches e os lares, os cuidadores informais. Acresce ainda – e com que imponência! – a saúde ambiental, que a todos nos afecta no mar, na terra e no ar que respiramos. Importa questionar: Como vai a Saúde no concelho de Machico?
 Por muito que se faça, a nível público e privado, o portal ou frontispício de qualquer hospital ou similar deveria ostentar este cartaz identitário: A Saúde está doente, É o seu mote e é a sua razão de ser. Machico não será excepção. A insuficiência de médicos de família aumenta as listas para consultas de recurso. Por outro lado, se houvera maior diversificação de valências, evitar-se-ia esse entranhado vício chamado hospitalocentismo. Apesar de tudo, é vox populi o bom desempenho nos cinco centros de saúde de Machico. O mesmo não poderá dizer-se da Saúde Ambiental. Lamento constatar que não se cumpriu o veredicto do eminente Arquitecto Siza Vieira (em 1993, na baixa de Machico, a meu pedido, enquanto presidente) ; “Trate-me com pinças esta zona ribeirinha”. Hoje é o que se vê… Para mágoa minha e prejuizo nosso.
No Dinheiro confrontamo-nos com a economia do concelho. O resfriamento da construção civil, a agricultura de subsistência, a instabilidade da indústria das pescas, tudo isto aliado ao desaceleramento nas áreas da hotelaria e do turismo tem provocado notório deficit económico que se reflecte no desemprego jovem. Neste item, há que esclarecer e denunciar dois imperdoáveis atentados cometidos contra Machico: a diabolização deste concelho pelas entidades regionais, durante 38 anos, vociferando contra nós as mais vis maldições. “Machico-terceiro mundo”, Machico-quarto mundo”, “Para Machico nem um tostão” e outros mimos de imbecilidade e raiva, só porque Machico marcou democraticamente o seu direito à diferença. Não é fácil dobrar este Cabo das Tormentas que ainda remexe com os destinos deste povo. Noutro âmbito, é preciso fazer uma retrospectiva e concluir que Machico foi sacrificado em benefício da Madeira toda. Refiro à ampliação do aeroporto que, sendo um equipamento maior para a Região, acarretou a destruição do inigualável “Aldeamento Turístico da Matur”, fonte de riqueza que se estancou, sem que Machico fosse alguma vez ressarcido por essa perda.
No Amor, abarcamos e abraçamos a educação, o ensino, as escolas, as famílias. O abrandamento da natalidade, transversal nos tempos que correm, obriga a uma requalificação do parque escolar, levando os responsáveis a resvalar para a tentação do economicismo e, com ele, para a massificação e concentracionismo. O quadro é deplorável e perturbador, por esse mundo fora: alargam-se cemitérios e encurtam-se maternidades, abrem-se lares e fecham-se escolas. A extinção de uma só escola nos meios rurais é o mesmo que um machado que corta a floresta e, em seu lugar, implanta o fantasma subtil da desertificação. À atenção de quem de direito!    
A título de sugestão, proporia uma abertura mais efectiva da escola à sociedade envolvente, através de iniciativas concretas, convidativas ao livre e saudável intercâmbio estre as famílias, os alunos e respectivos docentes e às diversas associações porventura existentes na área, convergindo tudo para o sábio horizonte já conhecido: “Para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”. Uma cidade toda!
Finalizando esta brevíssima viagem analítica àquilo que os manuais técnicos chamam de welfare ou bem-estar social deste concelho, cumpre deixar um impressivo registo de apreço e gratidão ao JM, na pessoa dos dois jornalistas e moderadores Miguel Silva e Miguel Guarda, pela excelência deste encontro de liberdade de expressão e enriquecimento democrático, pois foi dada a palavra sem restrições a todos os intervenientes.
Julgo que em nenhum outro concelho, como em Machico,  terá sido tão oportuna e prestimosa esta sessão, visto que ela assenta como luva nas comemorações dos “600 Anos”. Com efeito, foi aqui que tudo começou. Por isso, deixo hoje o repto ao Senhor Presidente da Comissão Organizadora, Dr. Guilherme Silva, aqui presente: Machico, por direito histórico e por fidelidade às origens, deve ser o epicentro das Comemorações! Os poderes autárquicos já deram um passo – um grande passo! – para repor a verdade histórica, restituindo a Machico o registo certo da sua idade, como Primeira Capitania da Madeira (8 de Maio de 1440) e transferindo para essa data, 8 de Maio,  o seu Dia do Concelho.
Machico e as suas cinco freguesias, Machico-Cinco Estrelas!
01.Mar.19
Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário