sexta-feira, 29 de junho de 2018

EM 2018, ENTRE JUNHO E JULHO, MACHICO RENASCE DUAS VEZES !


                                                                     
               
       Ao descer a montanha dos chamados Santos Populares, é no São Pedro que todos se juntam e a multidão ávida de folgas fervilha no sopé de cada aldeia. Com santinho ou sem santinho (as mais das vezes, ele é o mais ausente) o que ‘faz falta’ é baptizar com nome de um São qualquer a barraca, o vinho, a espetada, o despique, enfim, a folgança que diverte e, não raro, aliena…
         Em Machico, porém, o final de Junho às portas de Julho nascente é a ponte que traz algo maior: o seu lugar primeiro na História da Ilha. Por isso é que tudo se orienta para a aclamação da renascença, em cada ano, daquela ditosa data que se tornou a ribalta do Grande Teatro de seis séculos de vivências, tantas quantas tem a Nau Catrineta por contar.
Por feliz coincidência, várias iniciativas autónomas  das organizações locais enchem o ambiente de um tonalidade garbosamente evocativa da Descoberta ou Achamento de Machico e da Madeira, como o já famoso “Mercado Quinhentista”, no início de Junho, da responsabilidade da Escola Secundária, com a colaboração da Câmara Municipal. Por seu lado, a Junta comemora oficialmente o Dia da Freguesia de Machico, com episódios marcantes, abrilhantados pelo “ARTE & PESCAS”, na faixa do Desembarcadouro de Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zargo.
Dois aspectos, porém, tocam, este ano, a sensibilidade dos machiquenses e visitantes. Além da evocação do primeiro nascimento para a História, 2 de Julho de 1419, “em um domingo, Dia da Visitação de Santa Isabel” (Gaspar Frutuoso), outro nascimento segundo e, talvez maior no contexto sociológico dos nossos tempos, sobressairá neste fim de Junho, dealbar de Julho estival: é a presença em Machico de um dos cantores de Abril, Paulo de Carvalho, amanhã, dia 30, no Forum. Trata-se de uma iniciativa autónoma, da exclusiva responsabilidade do “Atlantic Culture”, plenamente coincidente com a afirmação de um novo Portugal pela voz e pela coragem dos militares e segurada por todos os portugueses em 1974. Machico foi o território insular que maior testemunho marcou na implantação da Liberdade acorrentada durante 48 anos de ditadura.
A presença do mensageiro do E depois do Adeus transpõe-nos para a Grândola, Vila Morena, cantado pelo próprio Zeca Afonso em 1976 no Largo de Machico; traz-nos à memória José Mário Branco, Sérgio Godinho, “Os Trovante”, Vitorino e Janita Salomé, Fausto, Francisco Fanhais, Joana Muge, Tino Flores e tantos outros cantautores que são hoje a memória inapagável dos Cantares da Revolução dos Cravos, os quais encheram a nossa, então, vila de Machico, ecoando as suas vozes quentes pelas encostas do majestoso vale.
Machico navega nas mesmas águas que inspiraram as canções de Paulo Carvalho. Traz os genes de um Francisco Álvares de >Nóbrega, o poeta da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, preso nas masmorras do Limoeiro, em Lisboa, para onde foi deportado, após julgado e condenado pelo Tribunal da Inquisição.
A breve crónica que hoje trago pretende captar num só olhar a singularidade deste arco patriótico que abraça na mesma efeméride o duplo nascimento de Machico para a História: o berço infante do 2 de Julho de 1419 e o trono libertador do 25 de Abril de 1974.
Sejamos dignos desta herança!

29.Jun.18
Martins Júnior

 


Sem comentários:

Enviar um comentário