domingo, 5 de agosto de 2018

“A OPOSIÇÃO É A CONFERÊNCIA EPISCOPAL”


                                                            

Não nos façam de bobos – dirá porventura quem deixar cair a vista sobre este título. Desde quando é que os bispos têm pé e tornozelos para se levantarem contra um governo?... Que se saiba e se veja, eles são a maioria silenciosa aliada ao poder reinante. Ao menos, entre nós.
Tem razão quem assim fala. Mas deixa de tê-la se tomar conhecimento da totalidade do enunciado: “ITÁLIA: A OPOSIÇÃO É A CONFERÊNCIA EPISCOPAL”. É seu autor o jornalista Jorge Almeida Fernandes (JAF). Por mais desconcertante que se nos afigure, o caso passa-se precisamente em Itália, a nação-sede da Cristianíssima Civilização Ocidental.
Puxei para hoje a análise de JAF. Porque, embora em tempo de férias relaxantes para o normal cidadão, o certo é que os estrategas da noite não dormem. Já vem de longe o veredicto da real experiência: “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz” e enquanto estes dormem, aqueles maquinam a semeadura do joio no campo dos outros. E é nisso que consiste a análise de JAF.
Faz tremer e cair de bruços constatar que no território-matriz do cristianismo se esteja a perpetrar o maior ataque à dignidade cívica dos humanos, crimes racistas contra pessoas indefesas, através das leis restritivas que o M55 e a Liga do Norte  decretaram contra imigrantes e refugiados. Di Maio e Salvini, capazes de se aliar a Berlusconi nesta campanha condenatória com raízes na Alemanha, na Hungria, na Polónia,, têm posto em perigo e espalhado o pânico para o restante continente europeu.
Perante a passividade dos partidos oficiais, quem se levanta contra tamanha e desumana fealdade?... Responde JAF, citando um colega jornalista italiano, Ricardo Paradisi: “A Oposição está reduzida à Conferência Episcopal Italiana”. Escandaloso!, dirão alguns. Revolucionários!, dirão outros. Comunistas, bispos vermelhos!, comentarão os fanáticos. Pela minha parte, curvo-me diante desses homens, sósias do Cristo Libertador, lídimos representantes da estirpe herdeira do Evangelho e do Código de Conduta da Humanidade.
Não obstante JAF acrescentar os nomes de Giovanni Tria e Tito Boeri, cumpre-nos alcandorar e proclamar a coragem desses bispos sem medo, os únicos que, oficialmente e a uma só voz, colocam na sagrada ara da vida os valores do Homem, transeunte migrante no planeta. Julgo que o Papa Francisco será o primeiro a aplaudir a decisão frontal e directa dos seus colegas bispos de Itália.
Escuso-me a comentar ou fazer qualquer paralelo entre esses valorosos bispos e aqueles que conhecemos no país e na região, deixando ao critério de cada amigo e amiga a avaliação dos comportamentos entre uns e outros. Por mim, o silêncio diz tudo.
Enquanto bispos, padres e cristãos não se envolverem em campanhas como esta em Itália, pode o Papa bradar aos quatro ventos, pode até deixar-se imolar pelas chamas…que nada conseguirá.
Cada um de nós é líder das boas causas!

05.Ago.18
Martins Júnior    

Sem comentários:

Enviar um comentário