segunda-feira, 11 de julho de 2022

PERDOA-OS, SENHOR, POR TE CULPARMOS DA NOSSA INÉRCIA E DA NOSSA COBARDIA …

                                                                     


 Ficaria incompleta e obscura a petição inscrita no penúltimo blog se  lhe não juntasse o reverso do mesmo apelo, vezes milhentas repetido à Divindade e, por isso,  irritante e fastidioso: ‘Ouvi-nos, escutai-nos, atendei-nos’…

Sei que o assunto não interessará, talvez, à grande maioria dos transeuntes da vida, mesmo crentes, mas  não resisto a expô-lo, dado que foi uma das conclusões de um retiro pensado, interiorizado, mais que um retiro pregado. E a conclusão é esta: grande parte das nossas preces, massivamente a chamada “Oração Universal dos Fiéis” – sublinhada com o importuno refrão Ouvi-nos, Escutai-nos – não passa de um exercício de inversão de conteúdos e transferência de responsabilidades. Somos tão lestos a pedir a Deus que nos oiça e somos `tão vadios e surdos para ouvir a resposta do mesmo Deus.

Por quem é que ardorosamente pedimos na dita “Oração Universal”:

 Pela paz no mundo, na Ucrânia, na Rússia, no Ruanda, etc. –Ouviste, Senhor, ou andarás distraído?...

E o Senhor responde:

Que tenho eu a ver com as guerras dos homens? Já não sou o judaico “Deus dos Exércitos”. Não tenho paióis nem fabrico armamento. Não me convidam para as Grandes Cimeiras do G7. Isso é convosco!

Alguém ouviu? Parece que não. Mas insistimos:

Pelos nossos governantes para que governem na paz e na justiça social, etc., etc..

E o Senhor responde:

Mas isso não é comigo. É com o povo que vota neles, é com os lobistas da opinião pública. Não sou presidente de nenhum país nem sou Secretário-Geral da ONU. Também não sou o Putin nem o pérfido patriarca Kirilos que lhe abençoa  os mísseis.  Nem sequer tenho direito a voto. Isso é convosco, só convosco.

Alguém ouviu? Parece que não. Mas voltamos à carga:

Pelos pobres que passam fome, pelos sem-abrigo, pelas crianças abandonadas, bá, blá, blá… Ouvi-nos, Senhor.

E o Senhor responde;

E de quem é a culpa? Minha não é. Onde estão as políticas para as famílias, onde estão os parlamentos, os fazedores de leis, os executivos? Eles vivem aí no meio de vós. Exijam maior justiça distributiva. É convosco, não é da minha jurisdição.

 Se alguém ouviu, fez ouvidos de mercador. Mas não desistiu de cena. E rezou muito, cada vez mais alto:

Pelos padres, pelos cardeais, pelos bispos, para que preguem o evangelho, para que se voltem para os pobres e não dêem mais escândalos e… amen, amen, amen… Ouvi-nos, mais uma e mil vezes escutai-nos.

Falai com eles – tacitamente responde o Senhor – chamai-os à atenção e, sendo caso disso, puni-os. Eu não tenho prisões eclesiásticas, mas eles têm os profetas e a lei, têm o Papa Francisco que tem feito o retorno ao Evangelho de Jesus. Sigam-no. Sou o elo mais fraco no meio de tudo isto. O Povo de Deus é que deve assumir o compromisso de uma Igreja santa, transparente.

Muitos são os episódios desta encenação teatral que pretende mudar o mundo obrigando Deus a intervir directamente no desconcerto da humanidade. E assiste-se presunçosamente a esta contradição: pretendemos abrir os ouvidos de Deus às nossas propostas e fechamos os nossos às propostas de Deus.

Esta atitude reiterada configura-se com a aplicação da ‘lei do menor esforço’ à prática religiosa. Mas será mais, muito mais: é a própria inércia pietista, uma práxis hipócrita de exercer a Fé que torna a denominada “Oração Universal” uma fuga para a frente, mas que não deixa de ser um elogio à cobardia farisaica de endossar tudo a Deus, como se Ele fosse o culpado de todo o mal que existe no mundo. E nós, os crentes, ficamos felizes por enviar uma tão pesada mensagem ao destinatário errado. Porque o destinatário somos nós, construtores de um Mundo Melhor.

Perdoa-nos, Senhor.

Estejam os nossos ouvidos atentos à Vossa Palavra!

Como Jeanne d’Arc, António Vieira, Luther King, Gandhi, Mandela!                                                                  

11.Jul.22

Martins Júnior                                                                                                                                                                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário