segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

REQUIEM POR UMA CIDADE EXTRATERRESTRE !

                                                            

         


A cada dia que passa no ano novo caem pedaços de “céu velho” em cima das nossas cabeças: em Portugal, na Ucrânia, na China e, para surpresa maior, no divertido Brasil do samba. Só quero que se esqueçam de mim esses ‘drones’ satânicos que atravessam o planeta. Mas, não obstante o anacrónico atentado contra a democracia, o que me comove e revolta é imaginar os tombos que deve estar a dar na tumba o genial criador da cidade mais-que-maravilhosa.

Aquela cidade quase-extraterrestre que conheci em 1972, símbolo de uma simetria exótica –  mais se sente  que se vê – cujas linhas confluíam numa partitura perfeita, tal a conjugação entre o verde dos jardins, a arquitectura das zonas habitadas e a planura da rede viária, sem necessidade de sinais de trânsito, muito menos policiamento de rua!...

Enchia os olhos e deleitava a alma a suavidade exterior de corpos tão heterogéneos da Praça dos Três Poderes, visionariamente concebidos em tempos de ditadura militar. O seu interior, de uma funcionalidade logística evidente e de uma elegância ainda mais sensível ao visitante, todo o volume construtivo, visto de dentro e de fora, ganhava uma beleza ondulante com o espelho de água que o circundava.

Foi esta a Brasília que conheci há cinquenta anos.

Ao ver agora a barbárie, despudoradamente travestida do símbolo do país – a bandeira brasileira – fico a pensar como é que se não desconjuntaram os feixes em prece erguida da monumental basílica da cidade. Nem mesmo o assalto ao Capitólio consegue subavaliar ou minorar aquela horda selvática que desabou com tal ferocidade sobre a cidade indefesa!

Desculpem-me os meus acompanhantes ‘bloguistas’, por não ter dado sequência ao tema anterior. Mas bastou o visionamento directo dos acontecimentos para solidarizar-me com o genial Arquitecto Óscar Niemeyer na sua tumba distante. E, sem ocupar-me agora da conjuntura criminal, confesso que não me contive sem exprimir este grito abafado de revolta sobre a destruição daquela urbe que me encheu os olhos e a alma em 1972!

 

09.Jan.23

1 comentário:

  1. Boa Noite... Dá para ver que veio cá há muitos anos.... Agora é só esculhambação... Sujeira nas ruas, drogas por toda a parte.... lago poluído.... ninho de políticos ladrões, inclusive o seu amado lula.....

    ResponderEliminar